
Dar nome às coisas é uma das atividades mais difíceis da vida: seja para o filho, o cachorro, o grupo de trabalho na escola, eventualmente acabamos passando horas, dias ou até meses tentando encontrar a denominação perfeita. E na vida de um artista esta dificuldade é cotidiana, afinal, cada nova música que é finalizada precisa receber um nome. Alguns simplesmente tacam o foda-se e dão nomes aleatórios, como o projeto Rekorder, que numerou suas músicas de 0.0 até 10.3, de acordo com o disco e a faixa correspondente, ou então deadmau5, que possui álbuns chamados Random Album Title (Álbum de Título Aleatório), For Lack of a Better Name (Na Falta de Um Nome Melhor) e >insert album title here< (Insira o Título do Álbum Aqui).
Porém, a falta de criatividade ás vezes acaba dando lugar a uma criatividade além do necessário - e é nesse cenário que surgem músicas com nomes esquisitos, bizarros ou curiosos. Toda música conta uma história, e no caso das eletrônicas é mais difícil compreender a história que o artista pretende contar, devido à constante ausência de letras - nesse ponto que nasceu minha curiosidade pelos nomes. Em alguns casos, eles dão um novo significado para a música e passamos a gostar ainda mais dela, mas ainda existem os casos em que simplesmente algo aleatório foi escolhido para nomear a canção.
Pois bem, sempre procurei entender os nomes e agora irei compartilhar alguns significados aqui. Vale lembrar que tudo o que escrevo abaixo é baseado em pesquisas na internet - são suposições, o artista pode muito bem vir aqui e me desmentir, afinal, não estou dentro da cabeça dele pra saber qual foi a pira que deu origem ao nome.
DEADMAU5 - PROFESSIONAL GRIEFERS
Deadmau5 é um nerd assumido. Um cara que tem um Space Invader tatuado no pescoço, usou o nickname que tinha no mIRC para batizar o projeto e é fã do Nyan Cat é desgraçadamente nerd - e isso deu nome para esta música também. Griefer é a gíria americana para o jogador que entra em jogos on-line só para estragar a diversão alheia - traduzindo para a geração formada assistindo Hermes e Renato, o Griefer é um Joselito digital. A artwork do EP tem o Meowingtons (gato de estimação de deadmau5) em destaque, e no clipe é ele quem sabota a partida de UFC entre Joel e Gerard Way. Acho que já sabemos quem é o Joselito profissional da história.
SKRILLEX - SCARY MONSTERS AND NICE SPRITES
Bem, aqui podemos interpretar de duas formas. O dicionário traduz sprite como duendes. Monstros Assustadores e Duendes Bondosos - belo título para algo bem fantasy. Mas vamos nos lembrar que essa leva de DJs é extremamente nerd e foi adolescente nos anos 90, jogando Mega Drive e Super Nintendo. Sprite também é a denominação técnica para uma tecnologia muito usada em games da época, para inserir os personagens no cenário. Monstros assustadores e com visuais bons - se fosse do mau5 a música eu apostaria na segunda opção sem dúvidas! Seja qual foi a intenção dos Nice Sprites, o nome em si é uma referência à música Scary Monsters (and Super Creeps), de David Bowie.
PLASTIKMAN - SPASTIK
Saindo dos ídolos dos EUA e caindo agora nos deuses do techno, eis uma música que tem 19 anos e ainda é tocada - especialmente a versão "de fácil digestão" que Dubfire fez para ela. A Spastik original não é nada dançante - é um conjunto de percussões e sons intrigantes e hipnotizantes. Se você é DJ de techno, com certeza já tentou usar ela em mash ups e já percebeu que o resultado fica perfeito na maioria das vezes. Mas vamos parar de falar da música e vamos ao nome: spastic é um termo originalmente usado para definir o paciente que tem espasticidade, um enrijecimento muscular sintoma de disturbios neurológicos, como a paralisia cerebral. Ouça a música novamente agora que você sabe o significado do nome - faz total sentido, né? Ah, o K no lugar do C com certeza foi para se alinhar ao nome do projeto, que também troca o C de plastic por um K.
RADIO SLAVE - GRINDHOUSE (DUBFIRE PLANET TERROR MIX)
* agradecemos a colaboração de Hermes Pons, que nos alertou para o significado não literal de "grindhouse"
Nenhum comentário:
Postar um comentário