Além de cantor, Kristoff é também compositor, instrumentista, produtor e professor, sendo que, atualmente, é uma das referências da nova geração de músicos em Minas Gerais. A sua trajetória musical se firmou no início da década de 2000.
O lançamento Deriva, da mesma forma que acontece como os discos de vinil, é dividido em lado A e lado B. No primeiro, é possível se deparar com os elementos da música eletrônica, os quais tornam as canções bem mais ásperas e contundentes, se comparadas às músicas que se ouvia no álbum anterior. Já no lado B, o som é mais lírico, modelado à tradição da canção brasileira.
A dualidade é uma consequência das experiências profissionais e musicais vividas pelo artista. Ele esteve envolvido em dois projetos nos últimos tempos. Em um deles se calcou na sonoridade eletrônica, enquanto o outro se constituía em um quarteto de cordas.
Kristoff explica porque tantas diferenças sonoras entre ambos os álbuns: “Com o primeiro disco, tinha-se essa imagem de placidez, das mil possibilidades de viagem, de estar no porto vendo mil destinos. Com esse novo trabalho, eu já estou no meio desse mar de situações contrastantes, do ponto de vista estético mesmo”.
O nome do novo trabalho, aliás, tem muito a ver com isso. Derivasugereestar a esmo, mas também as derivações, os encadeamentos que cada música e o repertório como um todo propõem.
Kristoff fala, ainda, sobre as suas inspirações para o lance eletrônico. “Estive com AphexTwin e Björk na cabeça, e também toda a tradição de escrita para quarteto de cordas, que é muito vasta. Fiz muita pesquisa na Internet mesmo, no sentido de sentar e aprender, porque não tive essa formação. Foi curioso usar a rede para baixar tanto ThomYorke quanto partituras de quarteto de cordas”.
O músico tem realizado audições coletivas para divulgar o seu novo trabalho, semelhantes a sessões de cinema. Assim, ele senta e conversa com o público sobre as músicas, sem as interpretar. Kristoff, entretanto, pretende montar um show, mas que não será no estilo tradicional, o que é uma característica do seu trabalho.
Confira a tracklist do álbum Deriva:
01. Palavrório
02. Automotivo
03. Durantes
04. Princípio da Incerteza
05. Ávida
06. Acriliconcanvas
07. Rabiscos
08. O Adeus
09. Parceria
10. A voz e o verso
11. Diveres
Nenhum comentário:
Postar um comentário